ANS suspende venda de planos de saúde de oito operadoras

A comercialização de 23 planos de saúde de oito operadoras está suspensa a partir desta quinta-feira (9). A decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é devido a reclamações de clientes relativas à cobertura assistencial, demora no atendimento e negativa na liberação de procedimentos.

Mesmo com a suspensão, de acordo com a ANS, os clientes continuam a ter a assistência regular, ficando protegidos com a medida, uma vez que as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários.

A decisão faz parte do monitoramento periódico feito pela ANS por meio do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento. Os planos de saúde suspensos têm, juntos, cerca de 167 mil beneficiários.

Segundo a agência, a medida é preventiva e vigora até a divulgação do próximo ciclo, em três meses. Além da comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil.

Confira as operadoras e planos proibidos:

Salutar Saúde Seguradora
Planos suspensos: Salutar Clássico Empresarial Enf Sem Co-Part ou Franquia, Especial Adesão sem Coparticipação sem Franquia e Salutar 600.

Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima
Planos suspensos: Novo Univida II – Enferm, Univida Empresarial e Univida Coletivo por adesão I Enf – com obstetricia.

Unimed Norte/Nordeste – federação Interfederativa das Sociedades Cooperativas te Trabalho Médico
Planos suspensos: Empresarial PP Especial, Coletivo por adesão enfermaria, Empresarial PP Apart RLE, Coletivo por Adesão e Univida Especial Empresarial Ambulat + Hospital com obstetrícia.

Unimed Rondônia
Planos suspensos: Plano Básico s/Obstetrícia c/Co-participação Local Ind, Adesão, Especial com Obstetrícia e Plano Especial com Obst sem co-participação.
Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda
Planos suspensos: Assefaz Safira Apartamento, Assefaz Rubi Apartamento Empresarial e Plano do Empregado Assefaz.

UniHosp Saúde S.A.
Plano suspenso: Master IV – Enfermaria.

Jardim América Saúde LTDA
Planos suspensos: Esmeralda Individual, Topázio Individual, América IND QC GR MUN Copar e América IND QC GR MUN Copar e sem OB.

Ribeiro & Silva Plano Odontológico LTDA.
Plano suspenso: Personalité Platiniun particular.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários pelo Facebook