Casal brasileiro cria canal no YouTube ensinando receitas com línguas de sinais

capa_canal_interna

Nos últimos anos tem surgido um grande número de canais de culinária na internet, para os mais variados tipos de comida e de público. Mas nenhum (ainda) era voltado para um público que também quer aprender a cozinhar receitas bacanas: os surdos.

Escrevemos “ainda” porque descobrimos um canal no YouTube que tem uma peculiaridade que o torna bastante diferente dos demais canais de culinária: em todos os vídeos do Chef Cenoura, tem a Débora Claudio Dable, uma das fundadoras do canal, ao lado do namoradoFelipe Dable, traduzindo a receita para língua brasileira de sinais (Libras), enquanto Felipe faz as receitas.

O canal é uma versão audiovisual das receitas que os dois já publicam há dois anos no blog Chef Cenoura. Outro diferencial é que as receitas são ovo-lacto-vegetarianas. Um amigo do casal,Lucas Costa, faz a talentosa direção e captação das imagens, deixando os vídeos ainda mais simpáticos.

Captura-de-tela-2015-12-21-02.51.46

O site já existia quando veio a ideia de fazer o canal, depois que Débora perguntou à irmã (que é surda profunda) se facilitaria para ela entender as receitas em vídeos com Libras. Ela disse que se pudesse aprender receitas por vídeo cozinharia muito mais. Se não facilitasse para os surdos, não faríamos os vídeos neste formato.

Débora e Felipe se conheceram na faculdade de psicologia, no Rio Grande do Sul. Em 2014, depois de sete anos juntos, eles criaram o blog para ajudar os familiares e amigos surdos e mudos a entenderem o que comem.

 

 

Comentários pelo Facebook