REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA – 27/08/17 – Mt16,13-20 20º DOMINGO DO TEMPO COMUM “E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?”

Muitos de nós, professamos a nossa fé em Jesus, mas não aprofundamos no conhecimento a Ele, ou seja, não fazemos a experiência de Jesus na nossa vida, ficamos no conhecimento teórico.
É a experiência com Jesus, que nos faz reconhecê-lo como o nosso Deus e Senhor, mas não basta, reconhecer Jesus como o Nosso Deus e Senhor, é preciso nos comprometer com Ele, testemunhá-Lo no nosso dia a dia, com nossas atitudes.
O Evangelho que a liturgia deste domingo, nos convida a refletir, chama a nossa atenção para algo fundamental na nossa vida: conhecer Jesus! E não tem como conhecer Jesus, sem nos tornarmos íntimos Dele! Sem uma intimidade profunda com Jesus, ficamos na superficialidade da fé, sabendo quem é Ele, teoricamente, e não, pela a experiência com Ele!
O texto começa, com uma pergunta de Jesus aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Jesus sabia, que muitas pessoas, embora gostassem de ouvi-lo, tinham uma ideia equivocada a seu respeito, uns, o via como um milagreiro, outros, como alguém que fosse resolver todos os seus problemas, e assim por diante. “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias;outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas.” Não satisfeito com essas respostas do povo, o que demonstrava um não conhecimento do seu Messianismo, Jesus vai mais além, quer saber o que dizem aqueles, que conviviam diretamente com Ele: os discípulos. “E vós, quem dizem que eu sou?” Com esta pergunta, Jesus silencia os discípulos, pois desta vez, eles não responderiam em nome do povo, o que é fácil, mas em nome deles mesmos, ou seja, eles deveriam dar a Jesus, uma resposta pessoal! Pedro foi o único que respondeu, e respondeu com firmeza: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” Esta resposta, agradou Jesus, pois Ele sabia, que esta afirmação de Pedro, não viera de outras pessoas, era revelação do Pai, fruto de sua convivência com Ele! A partir de então, Jesus convoca Pedro para uma missão importantíssima: ser a pedra, sobre a qual, Ele construiria a sua Igreja! “… Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja…”
Este episódio, é um alerta, para todos nós, que afirmamos conhecer Jesus, que fazemos a nossa profissão de fé, quem afirma, conhecer Jesus, torna responsável pela a continuidade da sua missão!
Certamente, Jesus continua nos fazendo a mesma pergunta que fizera aos discípulos: “E para você quem eu sou? Para responder esta pergunta, é importante, fazermos uma leitura interior, tirar a resposta, do mais profundo do nosso ser,como Pedro tirou! Belas palavras, podem não agradar Jesus! Se não acompanhada, do nosso testemunho, nossa resposta é vã.
Saber quem é Jesus, é muito mais do que saber que Ele é Deus! Saber quem é Jesus, é comprometedor, implica em comprometimento com a sua causa, em dar continuidade a sua presença aqui na terra, no cuidado com o que lhe é de mais precioso: a vida humana!
É pela fé que reconhecemos Jesus como o nosso Deus e Senhor, o que não é fruto de nenhum esforço humano, e sim, do acolhimento ao dom da fé e da experiência que fazemos com Ele.

DESEJO A TODOS UM SANTO DOMINGO!

AOS CATEQUISTAS O NOSSO AGRADECIMENTO POR TAMANHA DEDICAÇÃO AO QUE É DE DEUS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Comentários pelo Facebook